Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Portas do Tempo (do românico) . Mosteiro de Bravães . Ponte da Barca . 2018
ENTIDADE PROMOTORA
CIM Alto Minho
ORGANIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO
Centro Cultural do Alto Minho
Comédias do Minho
Teatro do Noroeste – CDV
CO-PROGRAMAÇÃO
ondamarela
Talkie-Walkie
INVESTIGAÇÃO
Raul Pereira
VISITA-PERFORMATIVA
ESPECIALISTA Alexandre Alves Costa
EQUIPA ARTÍSTICA Daniel Moreira e Rita Castro Neves com a participação da comunidade local
CIM Alto Minho
ORGANIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO
Centro Cultural do Alto Minho
Comédias do Minho
Teatro do Noroeste – CDV
CO-PROGRAMAÇÃO
ondamarela
Talkie-Walkie
INVESTIGAÇÃO
Raul Pereira
VISITA-PERFORMATIVA
ESPECIALISTA Alexandre Alves Costa
EQUIPA ARTÍSTICA Daniel Moreira e Rita Castro Neves com a participação da comunidade local
Em Bravães, uma das mais revelantes obras do românico português, a instalação parte de uma reflexão sobre a arquitetura do lugar e da muito presente austeridade granítica que o espaço impõe.
À imagem projetada de uma casa arquetípica, juntam-se esculturas em terra, produzidas em grupo, no mais simples dos métodos construtivos. A estas, outras matérias locais se acumulam, a tecitura do linho e as possibilidades lumínicas do azeite. Matérias sensíveis e transformáveis, simultaneamente ancestrais e contemporâneas.
In Bravães, one of the most relevant masterpieces of the Portuguese Romanesque, the installation stems from a reflection on the architecture of the place and from the pervading granitic austerity that the space imposes. Along the projected image of an archetypal house, we see earth sculptures produced by a local community resorting to the simplest constructive method. Other local materials are gathered, such as linen fabric and the lighting possibilities of olive oil. Sensitive and changeable materials, simultaneously ancestral and contemporary.
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