segunda-feira, 9 de abril de 2018

Poste - vídeo arte


"Ordem e Progresso (Pixote) " de Daniel Moreira e Rita Castro Neves
3'14''
2017
Agradecimentos:
Projeto Fidalga, Felipe Souto Ferreira e Ocupação Ouvidor 63.

Sinopse:
Ordem e Progresso (Pixote) é uma obra em vídeo realizada a partir da experiência especial e única da Residência Paulo Reis no Ateliê Fidalga, durante o mês de agosto de 2017. 

A obra é filmada a partir do último andar daquela que se define como a maior ocupação artística da América Latina, a Ocupação Ouvidor 63, uma ocupa - juridicamente ilegal mas ética e socialmente legítima - de um edifício estatal deixado ao abandono e à decrepitude, por mais de 100 artistas, a 1 de maio de 2014.

O vídeo é um plano fixo que enquadrando três edifícios de cinzenta arquitetura, vai sendo invadido pelo movimento, sub-reptício e a meia haste, de uma desproporcionada bandeira do Brasil (a da justamente chamada Praça da Bandeira no centro de São Paulo). A simbólica bandeira de Ordem e Progresso magnetiza como um sinal dos tempos Temer-osos, escondendo-se e ressurgindo atrás de um outro prédio desocupado. Aqui, insígnias da tradicional pixação paulista, juntam-se a uma homenagem à personagem do filme icónico brasileiro Pixote (Hector Babenco, 1980).



Uma bandeira que tremula timidamente em uma cidade enevoada, em meio a edificações algo aterrorizantes. O mesmo amálgama urbano, só que visto por outro ângulo, a atestar uma urbe de fluxos quase estrangulados. Detritos da construção civil mesclados a imagens de devastação. Chuva ácida, poluição, temor nuclear. Cacarecos dos escambos, trocas e vendas de cunho popular, como a dar o tom num panorama pré-apocalíptico. O ritmo de sobrevivência que persiste, apesar da falta da própria e legítima terra e dos incessantes conflitos advindos da luta por território. Paisagem-território que não deixa de se descortinar pelo âmbito político.


Mario Gioia, excerto do texto curatorial de Elogiamos a casa que se abre a perder de vista, na galeria Bolsa de Arte, de São Paulo, Dezembro 2017. 

Exposição colectiva no Poste - vídeo Arte, de  24.03 a 11.0
Daniel Moreira e Rita Castro Neves . Reis Valdrez . Sofia F. Augusto 
curadoria de João Gigante e Hugo Soares

Poste - vídeo Arte : mais informação 

Sem comentários: