sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

da terra acesa


exposição da terra acesa na sput&nik the window, no Porto. 
O som é do Gustavo Costa e o texto da exposição da Vera Lúcia Carmo. 

exhibition da terra acesa (on the lit earth) at sput&nik the window, Porto, Portugal. 
Sound is by Gustavo Costa and the exhibition text by Vera Lúcia Carmo.






Para quem se debruça sobre a paisagem, os incêndios florestais portugueses - da destruição, da má política, do lucro fácil e da má memória – são matéria sensível para trabalhar questões muito prementes sobre território, ação humana e natureza.­­
Por força dos grandes incêndios de 15 de outubro de 2017 em Pedorido, Castelo de Paiva, nas desativadas Minas do Pejão, o carvão que se encontra debaixo da terra e que está naturalmente em combustão lenta, ativa-se com o aquecimento global provocado pelo incêndio florestal, entrando em combustão acelerada visível. À destruição provocada em cima da terra corresponde uma ebulição debaixo dos pés – num movimento descontrolado e em cadeia que ameaça, com fumo e fogo, a vida à superfície.
Foi nas antigas Minas do Pejão, dentro do seu terreno vedado, e na altura a ser tratado com químicos, que com Gustavo Costa, gravámos imagens e sons com paus queimados de uma árvore que outrora pertenceu a uma mata.
da terra acesa é uma instalação realizada para o espaço da sput&nik the window, que apresenta uma paisagem e o seu avesso, para a partir da construção de uma aparência e do seu reverso pensar a destruição do território e a estrutura do comportamento humano. Assim se reacendendo feridas antigas.

Para a realização deste projeto agradecemos especialmente ao Gustavo Costa e à Sonoscopia, à Vera Lúcia Carmo, à Ana Effe, ao Luís Xavier e ao Baltazar, à Eduarda Andresen, ao Sr. Agostinho Moreira de Sousa e aos atuais proprietários das Minas do Pejão.
Our special thanks to Gustavo Costa and Sonoscopia, Vera Lúcia Carmo, Ana Effe, Luís Xavier and Baltazar, Eduarda Andresen, Agostinho Moreira de Sousa and the current landlords of Minas do Pejão (Pejão coal mines).

---------------------------

Inauguração no sábado 24 de Novembro de 2018 às 21h30
Último dia da exposição dia 19 de Janeiro de 2019
Rua do Bonjardim nº 1340 no Porto | sputenik169@gmail.com
Horário por marcação (919 010 716) de quinta a sábado

Opening Saturday 24th November 2018 at 9.30 pm
Last day of the exhibition is 19th January 2019
Rua do Bonjardim no.1340, Porto Portugal | sputenik169@gmail.com
The gallery opens by appointment (+351 919 010 716) from Thursdays to Saturdays

---------------------------

A sput&nik the window tem os apoios da Doce Alto, Vinho Verde, Maiasape e Tommasino Design.
Sput&nik the window is supported by Doce Alto, Vinho Verde, Maiasape and Tommasino Design.


Sem comentários: